quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Maiores reajustes salariais ficaram com profissionais de responsabilidade social

Por Gisele Krama
giselekrama@gazetadejoinville.com.br

Estudo do site Catho Online aponta a área de Responsabilidade Social com maior crescimento salarial em 2009, chegando a 19,7%. A pesquisa destaca que qualificação e sexo determinam o aumento na remuneração, ou seja, as pessoas que tem maior grau acadêmico e os homens lideram os índices de reajustes salariais.

Para a realização da pesquisa, foram entrevistados 166 mil profissionais de 22 regiões do Brasil.

O diretor da Pesquisa Salarial da Catho Online, Marco Soraggi, afirma que esse indicador serve para provar que a Responsabilidade Social tem recebido atenção das empresas brasileiras.

O comércio ficou em segunda colocação nos índices de reajuste, com 14,6%. Já a medicina clínica ficou em terceiro, com 12,2%.

Os cargos de destaque são educador social, auxiliar comercial e biólogo.

Qualificação determina salário

Entre os profissionais que mais receberam reajuste em 2009, se destacaram os que têm mais extensa formação acadêmica. O aumento para estes entrevistados chegou a 101%. Mesmo com qualificação, as mulheres ainda ganham menos do que os homens em todas as áreas analisadas.

O domínio de outro idioma também influencia nos salários. Por enquanto, o inglês é o idioma mais exigido. Para os profissionais que tem fluência nesta língua o salário pode passar de R$ 5 mil, em relação a um profissional que não tem domínio do idioma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário