quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Heineken não consegue vencer cartel da cerveja no Brasil

Por Gisele Krama
giselekrama@gazetadejoinville.com.br

A empresa holandesa Heineken enfrenta diversas barreiras para entrar no mercado cervejeiro do Brasil. Mesmo com a aquisição da mexicana Femsa - que fabrica a Kaiser, Sol e Xingu - a marca terá muitos obstáculos para entrar definitivamente no mercado brasileiro. Atualmente, 70% do mercado nacional são dominados pela AmBev (Companhia de Bebidas das Américas).

Especialistas dizem que a Heineken terá que mudar seus produtos para fazer concorrência no país. "O líquido da fabricante holandesa é muito amargo, tipicamente europeu. Os brasileiros gostam de cervejas mais leves", diz um analista do setor.

Mas o pior problema da empresa holandesa é competir com grupos que driblam o cerco fiscal. A segunda colocada no ranking de vendas de cerveja no Brasil, a Schincariol, e a terceira colocada, Petrópolis, foram investigadas pela Polícia Federal e pela Receita Federal por sonegar impostos.

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