terça-feira, 30 de março de 2010

Joinville gera mais de 2,5 mil empregos

Jacson Almeida

O saldo de empregos em Joinville fechou positivo em fevereiro deste ano e garantiu a vice-liderança no ranking estadual. Foram mais de 2,5 mil vagas abertas. Ao todo, quase 10,5 mil postos de trabalho foram abertos, enquanto outros quase oito mil se encerraram. Mas quem liderou o quadro de geração de empregos foi Blumenau. A cidade conseguiu saldo de 2,7 mil vagas a mais, o que representa aumento de 2,43%.

A capital do estado amargou a última colocação no ranking de cidades com mais de 30 mil habitantes. Florianópolis começou a demitir os funcionários que trabalharam na temporada de verão, o que ocasionou o saldo negativo. O número de vagas encerradas foi 7.737, contra 6.973 abertas. O saldo negativo chegou a 0,51%.

Mas o que aconteceu em Florianópolis é um fenômeno comum para esta época do ano. Outras cidades litorâneas de Santa Catarina também tiveram o mesmo desempenho ruim na geração de empregos. A penúltima colocação ficou com Balneário Camboriú, que encerrou mais de 504 mil postos de trabalho. Também Laguna, no extremo Sul, amarga o fechamento de 131 vagas de emprego.

A única cidade que não tem sua economia voltada para o turismo e que mesmo assim demitiu mais gente do que contratou foi Canoinhas. O saldo negativo chegou ao marco de 0,21%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário