terça-feira, 30 de março de 2010

Joinville aumenta exportações em 25%

Jacson Almeida
jacson@gazetadejoinville.com.br

As exportações na maior cidade do estado em fevereiro chegam a U$ 103 milhões, o que representa aumento de 25% se comparado a janeiro. Mas o que também teve acréscimo foram as importações, que ultrapassaram os valores exportados. Isso deixa claro que Joinville estava comprando mais do exterior do que vendendo. Foram mais de U$ 2 milhões que deixaram de ser aplicados na cidade.

Mesmo assim, há motivos para comemorar. Joinville teve uma queda brusca nas exportações em janeiro, que não ultrapassaram U$ 83 milhões, bem abaixo das importações, que chegaram a marca dos U$ 102 milhões. Somente em fevereiro, as vendas para exterior voltaram a tomar fôlego.

No ano passado, devido à crise financeira mundial, as vendas para fora do país tiveram queda. O declínio só foi superado em maio com exportações chegando a quase U$ 160 milhões. Nos últimos 12 meses este valor de venda ainda não foi superado.

A maioria dos valores exportados foi para os Estados Unidos, que representou em janeiro e fevereiro deste ano mais de 20% do mercado internacional. Em seguida vem o México, que comprou mais de U$ 27 milhões em produtos joinvilenses, bem acima do no mesmo período do ano passado, quando adquiriu somente U$ 10 milhões.

Alguns países tem se mostrado amistosos com as empresas da cidade e colecionam aumento nas compras de Joinville. É o caso da China que aumentou as compras em 266%; Emirados Árabes Unidos com aumento de 309%, Espanha 907% e Tailândia 621%.

A novidade ficou por conta de um país chamado Macedônia, que comprou entre os meses de janeiro e fevereiro mais de U$ 2 milhões. No ano passado, a Macedônia não havia adquirido nada de Joinville.

Nenhum comentário:

Postar um comentário